24 de mar. de 2011

O que é o TERÇO?


O Terço era a terça parte do Rosário; agora é a quarta parte porque o Papa João Paulo II acrescentou mais um Terço ao Rosário, contemplando os mistérios “Luminosos” da Vida Pùblica de Jesus.

Em cada terço contemplamos uma etapa da vida de Jesus e o mistério da nossa Salvação; logo, o Terço é mais uma oração centrada em Cristo do que em Maria. Nossa Senhora reza conosco o Terço, contemplando também ela os mistérios da nossa salvação e intercedendo por nós. Por isso, é muito importante contemplar cada mistério do Terço.

Estes são os mistérios: Mistérios Gozosos (segunda e quinta-feiras), Mistérios Dolorosos (terças e sextas-feiras), Mistérios Gloriosos (quartas, sábados e domingos)e Mistérios Luminosos.

Em cada um dos cinco mistérios rezamos um Pai Nosso, 10 Ave-Marias e um Glória ao Pai. Essas três orações são de grande importância para a nossa fé, e são veículos de nossa conversa humilde e confiante em Deus. Todos os Papas valorizaram e recomendaram muito o Rosário e o Terço. João Paulo II dizia que era “a sua oração predileta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário