15 de mar. de 2011

O que é Kerigma?

Kerigma significa o primeiro anúncio, vibrante, cheio de vida e de amor, da pessoa, mensagem e missão de Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, o Filho de Deus, nosso Salvador. Para isso, usamos também o termo Evangelização (anúncio da Boa Notícia).

O objetivo maior do Kerigma é oferecer à liberdade e ao amor das pessoas a oportunidade de realizarem um encontro pessoal e intransferível com Jesus Cristo vivo, o ressuscitado. Além disso, o Kerigma é um processo que ajuda a pessoa a caminhar ruma à conversão, de modo que ela opte, com todo o seu ser, por Jesus.


A catequese depende vitalmente do anúncio primeiro, isto é, do Kerigma, da evangelização, da Boa Notícia de que Deus nos ama e nos doou seu próprio Filho para nos salvar.

Antes da catequese, que é um aprofundamento amplo de quem é Jesus e do que ele quer de nós, do que ensinou e fez, é essencial que a pessoa tenha se convertido. Esta tarefa, diz a Igreja, deve ser exercida por uma pessoa com uma missão específica que é a de Introdutor(a)no caminho da conversão.

Enquanto não existir esta pessoa com este ministério específico de Introdutor(a), a catequese precisa trabalhar durante um bom tempo e com muito zelo o primeiro anúncio, isto é, a evangelização, Kerigma, para depois entrar na sua missão própria.

Fonte: Revista Brasil Cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário